As rotas das Vinhas ao longo do ano

A paisagem vinícola na sua transformação ao longo do ano. O convite para caminhadas com histórias e tempo para conhecer novos vinhos, as regiões onde estão a ser produzidos e toda a cultura.
.....................................


Caminhada de Ano Novo pelas vinhas da Bairrada para procurar o melhor espumante para brindar ao ano que agora começa. Adeus ano velho! Bem-vindo ano novo!
   
   







O chão barrento das vinhas coberto de margaridas. Uma caminhada com o aroma que fica no ar e com as abelhas a percorrer as flores à procura do pólen.
   

   







Caminhada entre caves, adegas, restaurantes e pastelarias. O evento "Aqui na Bairrada" apresenta o dos melhor dos vinhos, gastronomia e doçaria nesta região.
   

   







Dia internacional da Baga
   

   







Nestes dias Anadia transforma-se na capital da Bairrada. A tradição vinícola e a gastronomia Bairradina, a evolução da bicicleta e do ciclismo em Portugal.
   

   







O tempo das vindimas vai de Agosto até finais de Outubro, as uvas mais verdes para os espumantes, depois os tintos e brancos maduros e por fim as colheitas tardias.
   ;

   







No planalto entre Alijó e Favaios, estende-se um manto de vinhas entre monumentos, castros, a presença romana, a ocupação árabe e a reconquista cristã.
   

   







Estando o vinho novo pronto no pipo, será altura de ir à adega para o provar. Uma tradição que se mantém, com castanhas, aproveitando o famoso verão de S. Martinho.
   

   







O frio chega e começam as podas, preparar novos terrenos, renovar vinhas velhas. O vinho novo continua a tomar forma. É tempo dos enólogos mostrarem a sua arte.